Locais de interesse / Turismo

PATRIMÓNIO EDIFICADO DE URRÔ

A antiga freguesia de S. Miguel de Urrô era curato da apresentação do Mosteiro de Arouca, passando depois a abadia.

A igreja está bem conservada. Tem cinco altares com seus retábulos; o retábulo-mor, de estilo barroco nacional (1725); os outros retábulos são joaninos. É curiosa a galilé da entrada principal com as suas sineiras. Foi declarada imóvel de interesse público em 1951.

Existem na freguesia de Urrô seis capelas: a de S. Lourenço, perto da igreja, a de Santo António, no lugar de Lourosa de Matos, a da Casa de Cela, a de S. Francisco, no lugar de Souto Redondo, A de S. Lucas e Sª de Fátima, no lugar de Póvoa Reguenga e a Capela de Nossa Senhora da Lage, perto do lugar de Merujal. Nesta última capela realiza-se no dia 3 de Maio a célebre festa das cruzes, muito concorrida por gente de Arouca e Cambra.

FESTIVIDADES

FESTA DO SENHOR - data do evento: Durante o mês de Julho - local: Igreja Matriz

FESTA A S. FRANCISCO - data do evento: Durante o mês de Agosto - local: Capela de S. Francisco, Souto Redondo

FESTA A S. LOURENÇO - data do evento: 1º Domingo de Agosto - local: Capela de S. Lourenço

FESTA A STº. ANTÓNIO E À SRª. DA PIEDADE - data do evento: Fim-de-semana seguinte ao dia 13 de Junho - local: Capela de S. António, Lourosa de Matos

FESTA A S. LUCAS E À SRª. DE FÁTIMA - data do evento: Durante o mês de Agosto - local: Capela S. Lucas, Póvoa Reguenga

FESTA A SRª. DA LAGE - data do evento: 3 de Maio, 15 de Agosto e 8 de Setembro - local: Capela de Srª da Lage, Merujal

PERCURSOS PEDESTRES NA FREGUESIA

PR-2. Caminhos do Vale Urtigosa

Distância a percorrer
11 km – em circuito
Nível de Dificuldade
Baixo/Médio
Desníveis
Um desnível ascendente e um descendente, ambos moderados
Tipo de Caminho
De pequena rota, por caminhos rurais, tradicionais e de montanha
Duração do Percurso
Cerca de 5 horas

Descrição do Percurso:
Pode iniciar o percurso, por ser em circuito, em qualquer uma das localidades por onde passa. No entanto, pela proximidade à EN-224 e pela facilidade de estacionamento junto à Igreja Matriz de Rossas, deverá iniciar aqui a marcha.
Siga em direcção ao lugar de Torneiro, depois de atravessar o rio Urtigosa e um dos seus maiores afluentes: o ribeiro de Escaiba. Nesta parte do percurso poderá observar moinhos ainda em funcionamento, uma bela cascata no ribeiro, além de uma luxuriante vegetação ripícula, da qual se destaca o feto real.
Depois de Torneiro iniciará uma suave subida por um estradão florestal, aparecendo à esquerda, depois da curva, um trilho que acompanha uma antiga e lendária levada, da qual pouco resta a não ser alguns vestígios de canos enterrados no seu leito.
Siga, subindo suavemente, admirando o frondoso bosque de carvalhos, castanheiros e loureiros, entre outros, que acompanha os ribeiros de Escaiba e de Souto Redondo.
Chega, por caminhos cobertos de ramadas, ao lugar de Póvoa. Daqui irá avistar maravilhosa paisagem sobre Souto Redondo e o vale do rio Urtigosa, com Rossas ao fundo. Campos cultivados, socalcos, castanheiros, carvalhos, cerejeiras, caminhos centenários de calçada marcada por carros de bois, testemunho da sua longevidade. É por eles que seguirá até Souto Redondo.
Depois da escola iniciará a descida para Lourosa de Matos, por um caminho de charneca e depois pelo antigo caminho público.
Em Lourosa de Matos desça até ao rio Urtigosa, que atravessará por uma antiga ponte de arco, junto a um núcleo de antigos moinhos de moer cereal e linho.
Siga um caminho tradicional acompanhando o rio para jusante. Após 300 metros encontrará uma bifurcação: o caminho mais batido pela direita e o caminho mais mal definido - o antigo - pela esquerda, à sua frente. Vá por ele, dando-se conta, de imediato, que ao seu lado esquerdo corre uma levada de regadio tradicional.
Siga o caminho e depois o trilho estreito que acompanha a levada. Sem subir nem descer, à sombra fresca dos castanheiros... rapidamente alcançará o lugar da Cavada e de seguida a igreja de Rossas, que se toma como ponto de partida.

PR-16. Caminhada Exótica

Ficha Técnica:
Partida:
Aldeia do Merujal
Chegada: Aldeia do Merujal
Âmbito: Desportivo, panorâmico e ambiental
Tipo de Percurso: estradão e caminho tradicional; inicialmente com pedras soltas. Depois regular e sempre bem definido; na parte final algum asfalto
Distância a percorrer
9 km, em circuito
Duração do percurso
Cerca de 3 horas
Nível de dificuldade
Baixo/médio, requerendo alguma prática
Desníveis: mediamente acentuados com um grande descendente e um grande ascendente

Descrição do Percurso:
O início do itinerário faz-se na aldeia do Merujal. Regresse à estrada de alcatrão e vire à direita na direcção de Albergaria da Serra. De seguida opte pelo primeiro caminho de terra, à esquerda. Irá passar por um pinhal e por uma zona de matos baixos, por entre blocos de granito.
Conforme se inicia a descida, repare nas árvores exóticas que se vão encontrando.
Chegados ao nível de cota mais baixa do percurso (400m), e após atravessar a linha de água, deparamo-nos com um pinhal velho, com alguns eucaliptos, exemplares imponentes debaixo dos quais se observa um óptimo sub-coberto arbóreo e arbustivo.
Prossegue-se o caminho sempre em frente até encontrarmos um primeiro desvio à direita. De imediato iniciamos a subida através de uma área de regeneração espontânea da vegetação.
Ao encontrarmos um caminho florestal bem definido, correspondendo ao segundo desvio à direita viramos, começando a subir a encosta por trajecto em zig-zag bastante íngreme. Segue-se sempre pelo caminho melhor definido que vai terminar, no fim da subida, noutro que percorre a encosta ao longo das curvas de nível, onde se vira à direita.
Seguindo em frente, chegamos à estrada de alcatrão. Neste ponto opte pela esquerda e entre no primeiro trilho de terra. Pouco depois vira-se à direita por um antigo caminho rural entre muros. No cimo da encosta tem-se uma vista bastante ampla, antes de se entrar num pinhal que vamos atravessar até chegarmos a um pequeno vale com Pinheiro-Silvestre e tuias. Atingimos de novo uma estrada de alcatrão, onde vamos virar à direita na direcção do Parque de Campismo do Merujal.
Mais à frente viramos à esquerda, na direcção da Frecha da Mizarela e pouco depois deparamo-nos com um desvio à direita não sinalizado para a aldeia do Merujal, término do percurso.